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Além de se manter atualizado, aqui você encontra
muitas dicas para a gestão do seu negócio.

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Você sabia que com o Kllix você cria e gerencia os pedidos da sua empresa de modo muito simples e rápido, tornando a gestão do seu negócio ainda mais completa?

Vamos te mostrar!

1. Dados do Pedido

Para cadastrar ou gerenciar um pedido, acesse o menu: Vendas ⇢ Pedidos.

Em seguida, clique em “Novo pedido“.

Tela inicial do menu de pedidos mostrando o botão 'Novo pedido'

Você aparecerá a tela “Dados do pedido“:

Tela de dados do pedido mostrando campos para preenchimento

Caso o cliente não esteja cadastrado, você pode clicar em “Cadastrar Cliente” para fazer o cadastro dentro do Pedido.

Insira o nome de seu cliente, o sistema fará a busca através do cadastro de clientes e fornecedores. Selecione conforme a imagem:

Campo de busca de cliente com sugestões de resultados

Após selecionar o cliente, vai aparecer a confirmação de que o cliente está cadastrado e duas opções:

Mensagem de confirmação de cliente cadastrado com opções de Ocorrência e Ver Cliente

Ocorrência: Você consegue ver os registros do cliente, vamos falar um pouco mais daqui a pouco.

Ver Cliente: Aparecerá a tela Alterar cliente, caso você precise fazer alguma alteração no cadastro do cliente.

Dentro de Ocorrência, teremos:

Menu de ocorrências mostrando abas de Últimas Vendas, Produtos mais vendidos e Contas a Pagar

Últimas Vendas: Mostra as últimas vendas realizadas para o cliente, incluindo: Número da Nota Fiscal Eletrônica, Data, Valor total e o ícone Visualizar DANFE. Assim, você consegue visualizar a NF-e de forma prática.

Produtos mais vendidos: Mostra os Produtos que o Cliente mais compra, ficando fácil para o departamento comercial explorar novas vendas ou orçamentos.

Lista de produtos mais vendidos para o cliente

Contas a Pagar e Receber: Mostra todas as contas a Pagar ou a Receber e a situação.

Lista de contas a pagar e receber do cliente

Registro de Ocorrências: que são observações manuais feitas diretamente no módulo de Cadastros ⇢ Clientes.

Registro de ocorrências com histórico de anotações

Ao inserir o seu cliente e clicar em “Pesquisar“, irá aparecer a seguinte tela:

Tela de pesquisa de cliente com múltiplos resultados

Se o seu cliente tiver mais de um cadastro registrado, irá aparecer para você Selecionar, Editar ou criar um “Novo Cadastro“.

2. Produtos

Seção de produtos do pedido mostrando campos para adicionar itens

Lista de Preço: Você consegue selecionar uma Lista de Preço.

Produto: Basta iniciar a digitação do nome do produto que o sistema vai buscar no Cadastro de Produtos. Vamos falar sobre isso mais a frente.

Quantidade: Insira a quantidade de produtos que deseja.

IPI e ICMS: Porcentagem de impostos cadastrado no item Cadastro de Produtos.

Valor Unitário: Valor de cada item do pedido.

Valor Total: O mesmo é calculado automaticamente pelo sistema.

Ao buscar o nome do produto, o sistema trará os produtos cadastrados. Se o produto desejado ainda não tiver cadastro, você consegue cadastrar um novo produto em Adicionar o Produto:

Campo de busca de produtos com opção 'Adicionar produto'

Ao clicar em “Adicionar produto“, você será direcionado para a tela:

Formulário de cadastro de novo produto

Quantidade inicial de estoque: Informe a quantidade inicial de estoque do produto que está sendo cadastrado.

Após preencher as informações, clique no botão “Salvar“.

3. Totais do Pedido

Vamos entender um pouco sobre a parte de totais do pedido!

Seção de totais do pedido mostrando cálculos automáticos

Valor dos produtos: Calcula automaticamente quando os produtos são adicionados no pedido.

Valor do IPI: Calcula automaticamente caso os produtos tenham incidência de impostos.

Valor do frete: Campo utilizado para informar o valor do frete do pedido.

Valor do desconto: Aplique descontos em porcentagem ou em reais em base o valor total da venda, ficando simples para arredondamento de valores ou negociações financeiras.

Peso Bruto – Líquido: Pode ser informado manualmente no momento em que o pedido é realizado. Ou é possível incluir a informação diretamente no cadastro de produtos para que seja calculada automaticamente no momento da venda.

Valor total do pedido: O valor total do pedido de produtos é calculado automaticamente.

4. Pagamento

Com o Kllix sua empresa pode gerenciar as suas condições de pagamento de duas formas:

Temos as condições de pagamento pré-definidas que podem ser cadastradas no menu: Financeiro ⇢ Parâmetros ⇢ Condições de Pagamento.

Em seguida, na tela de “Condições de pagamento“, clique em “Adicionar“:

Tela de condições de pagamento com botão Adicionar

Aparecerá a tela:

Formulário de cadastro de condições de pagamento

Nome: Insira o nome da Condição.

Forma de Pagamento: Selecione a forma de pagamento.

Status: Marque a opção Ativo ou Inativo.

Intervalo: Determine o intervalo entre as parcelas.

Primeira Parcela: Escolha a quantidade de dias para a primeira parcela.

Quantidade de Parcelas: Preencha a quantidade desejada de parcelas.

Juros: Informe a porcentagem de juros.

Percentual de Juros: Escolha se o percentual de juros será Simples ou Composto.

Temos as condições de pagamento manual dentro do Pedido. Você pode inserir a quantidade de parcelas no momento do pagamento e clicar no botão “Gerar“:

O sistema fará a geração automática das parcelas com intervalo de 30 dias.

Seção de pagamento do pedido mostrando parcelas geradas

Dica: O processo é o mesmo para o pagamento 1x no dinheiro, por exemplo. É só colocar na Quantidade de parcela o número 1 e clicar em Gerar. E na forma de pagamento, localize a opção Dinheiro.

5. Transporte

Na guia “Transporte“, você pode digitar as informações do frete.

  1. Modalidade de frete: Selecione se é Remetente, Destinatário ou Sem Frete.
  2. Transportadora: Ao iniciar a digitação no campo Transportadora, o sistema irá buscar as Transportadoras cadastradas.
  3. Caso não esteja cadastrado, você poderá cadastrar clicando em: Esta transportadora não possui cadastro, deseja completá-lo?

6. Detalhes do Pedido

Seção de detalhes do pedido mostrando campos adicionais

Nesta opção é possível informar os seguintes itens:

  1. Data do pedido: Data em que foi realizado.
  2. Prazo de Entrega: Prazo dado para o cliente sobre a entrega do pedido.
  3. Referência: Número de controle interno para o pedido ou código interno.
  4. Observações: Você pode digitar detalhes adicionais ao pedido. A informação será impressa nas observações da nota.
  5. Observações Internas: Utilizado para controles internos da empresa e observações de negociações.
  6. Contrato/Anexo: Caso você precise anexar algum documento sobre o pedido.

7. Gerenciando seus pedidos

Veja como é fácil fazer a gestão de seus pedidos

Lista de pedidos com botões de ação

  1. Imprimir: Imprime uma listagem com os pedidos do sistema.
  2. Excluir: Selecione os pedidos que deseja excluir e clique no botão excluir.
  3. Mais ações: Este menu oferece as opções Agrupar (selecione os Pedidos que deseja agrupar e clique no botão agrupar) e Exportar (você consegue exportar os pedidos).
  4. Busca: É possível fazer pesquisas pelos seguintes campos: Nome do Cliente, Número do Pedido e Referência.
  5. Busca avançada: Você pode realizar a busca de pedidos no sistema preenchendo os dados abaixo:
  6. Campo de Marcação: Você consegue selecionar os pedidos individualmente ou em massa.
  7. Situação: Mostra como está o andamento do Pedido. Se está: Em aberto, Em andamento, Atendido ou Cancelado.

Filtros avançados para busca de pedidos

  1. Situação: Localize de acordo com a situação desejada.
  2. Data pedido: O sistema fará a pesquisa entre datas.
  3. Vendedor: É possível realizar a busca por vendedores.
  4. Valor Total: O sistema fará a pesquisa de pedidos entre valores.
  5. Data de cadastro: O sistema fará a pesquisa entre datas de cadastro do pedido.

Vamos conhecer cada função do “Botão Ações“:

Menu de ações mostrando opções disponíveis

  • Emitir nota fiscal: Com base nos dados informados no pedido é possível emitir uma nota fiscal.
  • Emitir NFC-e: Com base nos dados informados no pedido é possível emitir uma nota fiscal de consumidor.
  • Ordem de compra: Com base nos dados informados no pedido é possível emitir uma ordem de compra.
  • Copiar pedido: Faz uma cópia fiel do pedido selecionado.
  • Lançar contas: Lança as informações e parcelas do pedido em Contas a Receber. Daqui a pouco falamos mais sobre o Lançar Contas.
  • Lançar estoque: Utilize esta opção para fazer a baixa automática do estoque.
  • Imprimir pedido: Você pode imprimir o pedido.
  • Imprimir produção: Você pode imprimir uma ordem de produção com base nos dados do pedido.
  • Imprimir recibo: Você pode imprimir um recibo de entrega do pedido.
  • Etiquetas: Imprima etiquetas para os seus produtos. Falaremos daqui a pouco!
  • Alterar Status: Possibilita sua empresa controlar o andamento do pedido. Vamos falar mais daqui a pouco!

Lançar Contas

Você pode lançar as informações e parcelas do pedido em “Contas a Receber“.

Tela de lançamento de contas a receber

Informe a conta bancária e se deseja “Lançar comissão“.

Clique no botão “Gerar“.

O sistema fará o lançamento automático em seu contas a receber. Se a forma de pagamento for Boleto, também será gerado.

Para fazer o estorno do lançamento, basta clicar no botão “Ações” e utilizar a opção “Estornar contas“:

Na opção “Etiquetas“, no botão “Ações“, o sistema irá mostrar duas opções: Etiquetas de transporte e Etiquetas de produtos:

Menu de opções de etiquetas

  • Etiquetas de transporte: o sistema vai gerar um arquivo, que será aberto em outra aba do seu navegador, e você terá as etiquetas com informações sobre o transporte. Você pode imprimir e fazer download em PDF.
  • Etiquetas de produto: você poderá imprimir etiquetas com informações dos produtos utilizando os padrões de impressão do Aplicativo de Etiquetas.

Exemplo de etiquetas de produtos geradas

Na opção “Alterar Status“, no botão “Ações“, o sistema possibilita que você controle o andamento do pedido. Veja abaixo:

Menu para alteração de status do pedido

Para visualizar ou editar os dados do pedido, basta clicar em cima do lançamento desejado.

Lista de pedidos com opção de visualização

Se você ainda tiver alguma dúvida, pode falar com o nosso time de suporte pelo chat ou pelos outros canais de atendimento. Estamos aqui para te ajudar!

Muito sucesso para o seu negócio e até breve.

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