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O sistema de PDV é prático e super eficiente para seu negócio.

Você organiza as movimentações de dinheiro de forma simples e tem um controle muito eficaz. Dá para fazer sangria, reforço de valores, abertura e fechamento do caixa sem mistério!

Finalize as vendas cada vez mais rápido aumentando a satisfação do seu cliente.

1. Lançar venda

Para ter acesso ao menu Vendas Balcão, clique em: Vendas ⇢ PDV ⇢ Abrir PDV.

Tela inicial do PDV

  1. Produto: Informe o produto que deseja efetuar a venda. O sistema faz a busca pelo código de barras, código do produto e o nome do produto.
  2. Quantidade: Informe a quantidade de itens para a venda.
  3. Valor Unitário: Altere o valor unitário, basta informar o novo valor.
  4. Valor Total: Soma os valores conforme a quantidade inserida.
  5. Observações: Pode ser utilizado para informar o nome ou a mesa da pessoa que está realizando a compra.

Obs: Você pode incluir o item de 3 formas: apertar a tecla Enter no teclado, clicar no botão “Incluir” no sistema ou realizar a leitura do produto utilizando o código de barras.

Na parte inferior, teremos as opções de “Operação“:

Opções de operação no PDV

  1. Troca de Operador (F3): Transfira a venda para outro vendedor.
  2. Pedidos em Aberto (F4): Aqui é possível selecionar um pedido que ficou em aberto.

Tela de pedidos em aberto

  1. Detalhes da Vendas: Informações sobre a venda.
  2. Estoque/Remover: Verifique o estoque atual ou remova produtos.
  3. Subtotal: Informa o Subtotal da venda.

Barra de subtotal do PDV

  1. Troca de Mercadoria (F10): Inicia o processo de troca.
  2. Cancelar (F9): O sistema faz o cancelamento da venda.
  3. Aguardar (F7): Deixa a venda em aberto.
  4. Pagamento (F6): Continua o processo até finalizar a venda.

Ao clicar no botão “Pagamento“, a tela de fechamento da venda será apresentada:

Tela de pagamento do PDV

Vamos detalhar!

Detalhes da tela de pagamento

  1. Forma de Pagamento: Escolha a forma de pagamento.
  2. Parcelas: Insira a quantidade de parcelas desejada.
  3. Valor Recebido: Informe o valor recebido desta venda.
  4. A pagar: O valor da venda que ainda não foi informado no Valor Recebido.

Ao clicar em “Adicionar (Enter)“, aparecerá o resumo da venda e as opções de ver estoque e remover.

Resumo do pagamento

Quando o cliente fizer o pagamento acima do total, irá aparecer na parte inferior um resumo sobre o pagamento, incluindo o troco que o cliente deve receber.

Exemplo de troco no PDV

  1. Acréscimos e descontos (F3): Informe um desconto ou acréscimo a ser incluído no valor total da venda.
  2. Referenciar Cliente (F2): Efetue uma venda inserindo o CPF do cliente na nota ou deixe cadastrado.

Tela de referenciar cliente

Para cadastrar o cliente, clique em: “Este cliente não possui cadastro, deseja completá-lo?” Abrirá uma janela para inserir os “Dados do cliente“.

Temos três opções para finalizar a venda:

Opções de finalização de venda

  1. Emitir NFC-e (F8): Você irá emitir a nota fiscal de consumidor.
  2. Recibo (F7): A venda será finalizada e o comprovante de venda será impresso.
  3. Finalizar (F6): A venda será finalizada sem a impressão de documento.

2. Gerenciar o PDV

Agora vamos gerenciar seu PDV:

Tela de gerenciamento do PDV

Saldo por Caixa: Mostra o valor atual em cada caixa utilizado para as vendas feitas pelo PDV.

Busca: É possível fazer pesquisas pelos seguintes campos: Nome do Cliente, Número do pedido.

Busca Avançada: Você poderá filtrar melhor as informações (Situação, Data do Pedido, Operador e valor).

Opções de busca avançada

Alterar Parâmetros: Configurações do PDV. Falaremos mais daqui a pouco.

Excluir: Selecione os Pedidos que deseja excluir.

Mais Ações: Aparecerá a lista com as opções:

Menu Mais Ações

Ao lado direito de cada venda lançada, podemos visualizar o “Estoque lançado” e o “Botão Ações“. Clique no botão “Ações“:

  • Emitir NFC-e: Faz a emissão da Nota fiscal de consumidor.
  • Imprimir Recibo: Faz a impressão do cupom não fiscal.
  • Imprimir Produção: Imprime uma ordem de produção.
  • Lançar Contas: Lança as informações no Contas a Receber.
  • Lançar Estoque: Utilize para fazer a baixa do Estoque.
  • Cancelar Venda: Permite cancelar a venda realizada.

3. Alterar Parâmetros

Ao clicar no botão “Alterar Parâmetros“, você será direcionado a tela de parametrização do PDV.

Tela de parâmetros do PDV

  1. Habilitar abertura e fechamento de caixas: Sim
  2. Categoria padrão para reforço: Ajustar Caixa
  3. Categoria padrão para sangria: Ajustar Caixa
  4. Lançar Estoque: Baixa automaticamente o estoque quando uma venda for realizada.
  5. Lançar Contas a Receber: Faz o lançamento automático no contas a receber de suas vendas.

Configurações de lançamento automático

  1. Lança Comissão: Lança a comissão automaticamente após uma venda.
  2. Tipo de desconto: Tipo do desconto a ser aplicado na venda.
  3. Desconto Máximo: Desconto máximo permitido nas vendas.
  4. Tipo de acréscimo: Informe o tipo de acréscimo.
  5. Acréscimo Máximo: Acréscimo máximo permitido nas vendas.
  6. Forma de pagamento cartão de Crédito, Faturar em: Lança o contas a receber das vendas em cartão de crédito com um número x de dias após a venda.

Configurações de formas de pagamento

  1. Forma de pagamento cartão de Débito, Faturar em: Lança o contas a receber das vendas em cartão de débito com um número x de dias após a venda.
  2. Forma de pagamento Carteira Digital, Faturar em: Lança o contas a receber das vendas em carteira digital com um número x de dias após a venda.
  3. Somente dias Úteis: O sistema irá considerar só dias úteis.
  4. Lista de Preço: Selecione uma lista de preço padrão para suas vendas.
  5. Vale Brinde: Informe o valor a ser atingido para aparecer o aviso de “VALE BRINDE” no momento da venda.
  6. Permitir emissão de NFC-e: Libera a opção de emissão de NFC-e diretamente do PDV.
  7. Permitir Alterar o Preço da venda: Possibilita alterar o Valor Unitário no momento da Venda.
  8. Permitir Alterar o Operador: Libera a opção de troca de vendedor no momento da Venda.

Após verificar as informações, clique em “Salvar configurações“.

4. Observações

Configurações de observações

Observações padrões: É utilizado para empresas do ramo alimentício que desejam realizar as cobranças diretamente na mesa do cliente.

5. Layout do Cupom

Configurações de layout do cupom

Tipo de Layout: Defina a quantidade de colunas de sua impressora térmica e as informações que serão apresentadas no Topo e Rodapé do cupom.

Tipo de Impressão: Selecione o Tipo de Impressão de seu cupom não fiscal, é possível imprimir direto ou imprimir em PDF.

Colunas para impressão: Marque as colunas que devem ser impressas no cupom.

Topo e Rodapé: Coloque algumas informações para ser impressa junto ao Cupom.

Após realizar a parametrização, clique no botão “Salvar Configurações“.

Se você ainda tiver alguma dúvida, pode falar com o nosso time de suporte pelo chat ou pelos outros canais de atendimento. Estamos aqui para te ajudar!
Muito sucesso para o seu negócio e até breve.

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