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Cadastros

Cadastro de Produtos

Tem dúvidas sobre o Cadastro de Produtos e Serviços?

Calma, vamos te ajudar!

Cadastrar os Produtos e Serviços corretamente é a base para um sistema organizado.

Você ganha tempo agilizando as operações rotineiras e reduz custos ao evitar a duplicidade de cadastros e erros futuros.

Com o Kllix você pode descomplicar a sua gestão empresarial.

Veja como é simples fazer o Cadastro de Produtos e Serviços:

1. Cadastrar Produtos/Serviços

Acesse: +Novo ⇢ Produtos ⇢ Adicionar

Insira as informações conforme os campos abaixo:

Vamos detalhar para você!

Tela de cadastro de produtos

  1. Nome do produto: Descreva o nome do produto ou serviço que irá aparecer na nota fiscal, pedidos, orçamentos e ordens de serviço.
  2. Código do Produto: Insira o código ou referência do produto. Pode ser próprio ou você pode clicar no ícone de Criar () para gerar automaticamente.
  3. Marca: Insira o nome do fabricante ou marca do produto.
  4. Unidade: Insira a unidade de medida. Ex: Un, Kg.
  5. Código GTIN/EAN: Insira o código de barras padrão da Receita Federal.
  6. NCM: Insira a Nomenclatura Comum do Mercosul do produto. Se você for emitir notas fiscais pelo Kllix, o preenchimento do campo NCM é obrigatório.
  7. Valor de venda: Preencha o valor de venda do produto.
  8. Valor de custo: Preencha o valor de custo do produto.
  9. Peso: É possível preencher o peso líquido ou bruto do produto.
  10. Formador de Preço: É possível definir um valor de venda para o produto, com base nos encargos da compra e com a margem de lucro desejada.

Continuação dos campos de cadastro

  1. Tamanho: Caso precise, coloque o tamanho do produto.
  2. Origem do produto: Campo é utilizado para emissão de notas fiscais. Veja abaixo como funciona:
    • 0 – Nacional, exceto as indicadas nos códigos 3 a 5;
    • 1 – Estrangeira – Importação direta, exceto a indicada no código 6;
    • 2 – Estrangeira – Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no código 7;
    • 3 – Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40%;
    • 4 – Nacional, cuja produção tenha sido feita em conformidade com os processos produtivos básicos de que tratam o Decreto-Lei nº 288/67, e as Leis nºs 8.248/91, 8.387/91, 10.176/01 e 11.484/07;
    • 5 – Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40%;
    • 6 – Estrangeira – Importação direta, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX;
    • 7 – Estrangeira – Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX;
    • 8 – Nacional, mercadoria ou bem como conteúdo de importação com 70%;
  3. Número da Ordem: Utilizado para controle interno.
  4. Tipo de classificação: Selecione a classificação do Produto.
  5. Situação: Indica a situação atual do produto: Ativo ou Inativo.
  6. Fornecedor: Insira o Fornecedor do produto.
  7. Código de barras interno: Preencher com código de barras interno ou de terceiros que seja diferente do padrão GTIN
  8. Observação: Campo destinado a observações gerais do produto.

Tela de categorias e estoque

  1. Categorias: Clique para abrir a lista e selecionar uma Categoria. Irá abrir ao lado o espaço de Subcategorias. E caso queira “Adicionar” uma nova Categoria, clique no botão de “Adição(Botão adicionar nova categoria)“. Abrirá uma nova tela: Coloque os dados da nova categoria e depois clique no botão “Salvar“.
  2. Localização: Insira a localização do produto dentro da empresa.
  3. Estoque Inicial: Defina o estoque inicial para o produto. Só irá aparecer em cadastro de produtos novos.
  4. Estoque Mínimo: Informe a quantidade mínima de estoque do produto.
  5. Estoque Máximo: Inclua a quantidade máxima de estoque do produto.

Loja Virtual

A guia Loja Virtual estará disponível somente se o app Loja Virtual estiver instalado em sua loja de aplicativos.

Você consegue configurar os parâmetros necessários para ativar as vendas na loja integrada ao sistema com flexibilidade e qualidade. Veja abaixo como é fácil:

Configurações de loja virtual

  1. Produto Visível: com apenas um clique seu produto já estará a venda em sua loja virtual.
  2. Frete grátis: defina o tipo de frete do seu produto.
  3. Produtos em destaque: crie promoções e coloque os produtos em destaque em sua loja.
  4. Dimensões da embalagem (Centímetros): informe as dimensões (altura, largura e profundidade) de suas embalagens para o cálculo automático do frete pelo correios e transportadoras.
  5. Valor do produto: informe o valor que o produto será vendido em sua loja virtual.
  6. Descrição do produto: descreva seu produto no Editor HTML para que ele fique em evidência na web.

2. Criação de Kits ou Composição de produtos

Na guia Estrutura do Produto (KIT) é possível criar de forma bem simples a estrutura de um kit de produtos.

Através desta opção, você pode movimentar o estoque de um produto de duas formas:

  1. Movimentar Estoque somente do KIT: Quando for realizada uma venda será baixado o estoque apenas do produto KIT.
  2. Movimentar Estoque dos produtos do KIT (matéria-prima): A movimentação do estoque será conforme cada produto que compõe o KIT, por exemplo:

O produto que você cadastrou é um KIT GAMER, com a seguinte estrutura:

  • 1x Gabinete
  • 1x SSD
  • 1x Memória
  • 1x Placa Mãe

Digamos que você cadastrou o KIT GAMER (com o estoque inicial de 2) e colocou a opção de Movimentar Estoque somente do KIT.

Ao realizar a venda, será dada a saída do estoque de 1 KIT Gamer, restando 1 no estoque.

Se você marcou a opção de Movimentar Estoque dos produtos do KIT (matéria-prima), quando o KIT Gamer for vendido será feita a baixa do estoque para os itens que compõem seu produto. Ou seja, se você tinha 2 memórias, após a venda restará 1 memória em seu estoque.

Você ainda tem a opção de Desmembrar os itens do Kit no momento da venda.

Ao selecionar um Kit nos orçamentos, pedidos ou notas fiscais, ao invés de inserir o kit, o sistema separa todos os produtos que formam o kit.

Para mais informações sobre criação de kits acesse: https://kllix.com.br/ajuda/composicao-de-produtos-kit/

3. Fiscais e Tributárias

Nesta tela, você deve informar as alíquotas de impostos de seu produto, além da Unidade Tributável e o Código de Benefício Fiscal:

Configurações fiscais

Você pode alterar os parâmetros dos impostos do produto para a emissão da Nota Fiscal, sobrepondo os parâmetros gerais do sistema selecionado “Parâmetros na Nota Fiscal – NF-e”:

Parâmetros fiscais detalhados

Você consegue configurar manualmente a porcentagem do valor aproximado dos tributos que é informado na nota fiscal.

Caso não seja informado no parâmetro acima, a informação será coletada de forma automática da tabela do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, conforme Lei número 17.741/12.

Dica: você também pode configurar os parâmetros dos impostos da NFC-e. É só selecionar a opção Parâmetros na Nota Fiscal de Consumidor – NFC-e.

4. Fotos e anexos

Para incluir uma foto, clique no botão Selecionar Arquivo e escolha as fotos em seu computador:

Interface de upload de fotos

Após inserir, irá aparecer a imagem escolhida com a opção de colocar como capa do produto. Basta habilitar essa opção em: Configurações () ⇢ Parâmetros do sistema ⇢ Cadastros ⇢ Foto do produto ⇢ Sim.

5. Gerenciamento dos produtos

Veja como é fácil gerenciar seus produtos:

Interface de gerenciamento de produtos

  1. Importar – Importe produtos de maneira fácil e rápida. Acesse Importar Produtos, para saber mais.
  2. Excluir – Exclua produtos de forma individual ou em massa.
  3. Mais Ações – Abrirá uma listagem com vários itens. Vamos destacar alguns.
    • Exportar – Exporte o cadastro de produtos para planilha (Excel) e gerencie de maneira simples.
    • Imprimir – Imprima uma listagem de produtos.
    • Gerar Pedido, Ordem de compra ou Ordem de Serviço – Crie um Pedido, uma Ordem de compra ou até mesmo uma Ordem de Serviço, selecionando os produtos desejados.
  4. Pesquisar – Realize buscas por nome, código do produto ou código de barras.

Dica: Você também consegue fazer uma pesquisa direcionada clicando em “Busca Avançada“, ao lado do campo “Pesquisar“.

Temos também os ícones ao lado direito do produto cadastrado:

Ícones de ações para produtos

Temos o “Botão de Ações()“. Ao clicar no “Botão de Ações“, vai abrir uma lista:

  • Galeria de Fotos – Exibe as fotos que foram armazenadas do produto selecionado. Você consegue mostrar ao seus clientes de maneira simples e prática.
  • Ver Estoque – Você pode visualizar o estoque de cada um dos produtos.

O sistema abrirá a tela em que você fará a gestão do seu estoque de forma clara e detalhada:

Tela de gestão de estoque

  1. Saldo Anterior: Mostra o total movimentado do estoque antes da data inicial filtrada.
  2. Entradas: Informa o total de entradas no estoque dentro das datas filtradas.
  3. Saídas: Informa o total de saídas no estoque dentro das datas filtradas.
  4. Saldo: Visualize o estoque atual. A mesma informação é mostrada na listagem de produtos.
  5. Busca: Pesquise o período desejado da movimentação do estoque.
  6. Resumo: Mostra um resumo das movimentações.
  7. Movimentar Estoque: Permite que sua empresa faça os acertos de estoque necessários (Balanço).

Voltando para a tela de “Produtos“, você consegue atualizar suas listas de preço de forma rápida. Clique no botão “Atualizar lista de Preço ()“:

Atualização de lista de preços

Se você ainda tiver alguma dúvida, pode falar com o nosso time de suporte pelo chat ou pelos outros canais de atendimento. Estamos aqui para te ajudar! Muito sucesso para o seu negócio e até breve.

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